O documentário sobre criatividade que todos precisamos ver

TK10 / Criatividade  / O documentário sobre criatividade que todos precisamos ver

O documentário sobre criatividade que todos precisamos ver

Os elementos básicos da criatividade

 

Se você precisasse me indicar um único vídeo sobre a Criatividade, qual seria?

 

Criatividade é um tema meio estranho de se discutir. Quando leio ou falo sobre o assunto, percebo uma espécie de mística que envolve os chamados “criativos”, essas pessoas meio diferentonas que, em determinado momento de suas vidas, foram abençoados com o dom da criatividade, e com ele ganham a vida.

 

É claro que as coisas não são assim. A Criatividade não é um dom que abençoa alguns e ignora outros. Basta pensar em quando éramos crianças e/ou nas crianças que conhecemos hoje: criativas, com grande poder de imaginação, com prazer em contar/ouvir histórias, etc. Todos nascemos criativos, embora nem todos incentivemos nossa criatividade com o passar do tempo

 

Além disso, considerar que os reconhecidamente criativos, talentosos e geniais em suas áreas só são tudo isso por causa de um dom inato pode ser bastante injusto com cada um deles: a gente vê a obra final sem pensar no suor que existe por trás dela.

 

Por fim, é uma postura cômoda a de aceitar que “isso aí de criatividade não é pra mim”.

 

(Parênteses autobiográficos: em determinado momento do curso de Comunicação Social, precisei optar por matérias de Criação vs matérias de Marketing. Acabei optando pelas últimas e, por alguns meses, aceitei que deveria focar nelas, deixando as de Criação pra lá, quase jogando pra baixo do tapete qualquer traço criativo que pudesse surgir dali pra frente)

 

Por isso, escolhi compartilhar um vídeo que, quando assisti pela primeira vez, me fez rever muitos dos conceitos que aprendi, tanto no trabalho quanto na faculdade.

 

O documentário Everything is a Remix, do diretor Kirby Fergunson, pode não ser novidade para muito dos “criativos” nos mais variados campos. Mas deve ser visto e revisto por todos nós, independentemente da nossa área principal de trabalho. Até porque, cá entre nós, criatividade não nos serve só durante o trabalho.

 

O documentário trata das grandes criações da cultura pop e desmistifica o processo criativo de muitas delas, mostrando que tudo, absolutamente tudo, é pautado pela palavra-chave da criatividade: referências.

 

Livros que a gente lê, filmes a que assistimos, restaurantes, comidas, novelas, séries, músicas, piadas… Tudo isso nos molda e, consequentemente, molda a nossa criatividade.

 

Entender isso é o primeiro passo. O resto é com o tempo, com o treino, com os estudos.

 

Assista ao documentário aqui. Ele também pode ser encontrado legendado.

 

Não esquece de me dizer o que achou.

 

Um abraço!

TK10
No Comments

Post a Comment